Institucional

Institucional

A cultura, as cores e sabores da charmosa cidade de Tiradentes

A cultura, as cores e sabores da charmosa cidade de Tiradentes marcaram o passeio dos alunos do 4º e 5º ano São José Júnior à cidade histórica mineira.

O passeio começou com a visita ao Museu Ferróviário na cidade de São João del Rei, inaugurado em 1981, que tem um acervo riquíssimo. Dentre os itens expostos os alunos puderam contemplar os objetos antigos como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas, além da locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia. No Museu Ferroviário, há também um vagão de luxo, que era usado pela administração e por personalidades, como o imperador D. Pedro II.

Uma das principais atrações do dia foi o passeio de Maria Fumaça entre as cidades de São João del Rei e Tiradentes, que durou cerca de 50 minutos. Os alunos aproveitaram o momento para analisar as paisagens dentro do conteúdo estudado em Geografia.

As pedras irregulares nas ruas, as cores, os meseus, uma igreja em cada esquina e um patrimônio cultural riquíssimo, mostrava aos alunos a beleza da cidade mineira cheia de casarões e rodeada pelos montes verdes da Serra de São José.

Os meus de Sant’Ana, Padre Toledo e da Liturgia fizeram parte do roteiro dos alunos, eles conheceram mais e contemplaram itens e objetos que fazia parte da contrução da fé, de um período escravocata e de marcos políticos e sociais importantes do Brasil no século XVIII.

Nossos turistas conheceram também o Chafariz de São José. Com três saídas de água, que, ainda em funcionamento promete aos que ali passam a realização de três desejos, amor, dinheiro e saúde. Todos aproveitaram pra refrescar um pouco e beber daquelas “águas prometidas”.

Continuando as visitas, nossos turistas visitaram duas igrejas que marcam a arquitetura da cidade, a Matriz de Santo Antônio e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, esta que é a mais antiga de Tiradentes e foi construída pelos escravos e usada por eles. Já na Matriz de Santo Antônio a fachada chama muito atenção, foi a última obra assinada por Aleijadinho em 1810. É a igreja mais rica em ouro de Minas Gerais e a segunda do Brasil. São aproximadamente 482 kg de ouro. Na igreja de Santo Antônio há também uma relíquia, um antigo orgão e que ainda está em funcionamento sendo usado para espetáculos nas noites do fim de semana.A comida mineiríssima foi servida com fartura para os alunos em um restaurante que caprichou nas receitas tradicionais. A cidade histórica de tiradentes é reconhecida pela ‘A boa mesa’, aliás, é uma das características marcantes da cidade.

Não faltaram perguntas e curiosidades. Os alunos até se esqueceram dos relógios, celulares e dispositivos eletrônicos. Foram encantados pelo charme da tradicional cidade mineira, Tiradentes.

CLIQUE E CONFIRA  as fotos no albúm 

#Soumaissaojose #visita #cidadehistorica #historia #saojosejunior #4ºano #5ºano #Tiradentes #MinasGerais #Barroco #CSJ #igrejas #Aleijadinho #aprendendo #divinópolis

Inicial | Voltar