Institucional

Institucional

A leitura e o momento mágico de contar histórias

Desde o início os seres humanos contam história, desenvolvendo a comunicação e a fala. As histórias criam momentos comuns de aprendizado, alegria e descontração. Desperta a imaginação, emoções, interesse e expectativa…Ouvir uma história e/ou recontá-la é uma maneira de preservar as culturas, os valores e compartilhar conhecimento.

O primeiro contato da criança com o texto, é geralmente, por meio das histórias contadas pela família, na escola. Essa prática é extremamente importante, é o início do processo de aprendizagem.

Por isso, na abertura dos projetos de leitura do São José KIDS e São José Júnior, a contadora de história e também coordenadora pedagógica do Colégio, Angelita Oliveira, trouxe um pouco dos contos infantis para alegrar nossa tarde.

Conheça os PROJETOS DE LEITURA do São José KIDS e São José Júnior:

PROJETO LEITURA ESCRITA- QUEM CONTA, RECONTA…FAZ DE CONTA (São José KIDS)

Num clima de confiança e afeto, os alunos adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento, e têm inúmeras oportunidades de desenvolver sua criatividade e o apreço pela descoberta e pela cultura.

PROJETO DE LEITURA -  PLECSJ

O processo de aquisição da leitura e da escrita se inicia, com tentativas feitas pelas próprias crianças.

Com o projeto literatura infantil observou-se que, as crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as várias histórias contadas.  A contação de histórias é um caminho que leva criança em direção do mundo letrado.

Confira as fotos clicando aqui!

Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.

Inicial | Voltar