Institucional

Notícias

Aula itinerante na UFSJ, uma experiência inesquecível de aprendizagem.

 

O Colégio São José investe em aulas diferentes, interativas, prazerosas e criativas como um diferencial pedagógico. Com essa proposta, alunos do 1º série do São José Vest, o Ensino Médio, visitaram a Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Dona Lindu, em Divinópolis, para aprender sobre Hematologia.   


Chegando à universidade, os estudantes foram recebidos pela coordenadora do laboratório de Hematologia Clínica, Drª Danyelle Romana Alves Rios, que os acompanhou ao laboratório de Hematologia.  Ela falou sobre a estrutura do sangue e os tipos de exames mais comuns.  Os presentes acompanharam o processo completo de um hemograma, que avalia a quantidade e as qualidades dos três principais grupos de células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.  


O processo ensino aprendizagem ganhou um caráter ainda mais interativo quando alguns estudantes, devidamente autorizados pelos responsáveis, se dispuseram a fazer a coleta do próprio sangue para ser analisado. Auxiliados pelos monitores Gabriela Nascimento, Victor Rocha e Bárbara Gomes, eles aprenderam sobre nomes, técnicas e todo o processo que envolve a realização de um dos mais solicitados exames sanguíneos, da coleta à análise celular. 


Após a experiência, os jovens aprenderam sobre os reagentes que determinam o tipo sanguíneo e todos puderam descobrir, numa atividade prática, a qual grupo sanguíneo pertence. 


As aulas itinerantes permitem aos alunos relacionar vários conceitos, valores, procedimentos e atitudes ao seu cotidiano, favorecendo a compreensão crítica e reflexiva da realidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

 

Inicial | Voltar